sábado, 5 de setembro de 2009



Vejo a Educação como uma das grandes urgências para a sociedade caminhar melhor, pois, a educação é a base para formar pessoas críticas e qualificadas para interagir com o mundo. Infelizmente na época em que fiz o colegial e até hoje, muitas pessoas não têm acesso a escolarização. Que bom seria se todos tivessem de fato condições de estudar, pois, é a porta que muitos precisam para deixar de ficar a margem da sociedade.
A escola enquanto um espaço de construção de cidadania tem a possibilidade de criar condições para que os alunos desenvolvam suas capacidades e aprendam os conceitos e conteúdos necessários para construir instrumentos de compreensão da realidade e participação em relações sociais, políticas e culturais, fundamentais para o exercício da cidadania.
A educação tem um papel importante no processo de mudança social, entretanto, boa parte da educação que tive e que impera em muitas escolas, é uma educação de acordo com Paulo Freire “bancária”, onde o homem é educado para servir como trabalhador na produção industrial, não há uma preocupação em formar indivíduos críticos que venha reconhecer a exploração a que vem sendo submetidos no decorrer de sua vida. Infelizmente existe ainda em nosso país uma educação dualista, ou seja, uma educação de qualidade para poucos, e uma miserável para muitos. Sem um bom investimento na educação, resta um ensino que prepare pessoas apenas para a mão-de-obra e não pessoas críticas e preparadas para enfrentar as mudanças desenfreadas que ocorre na sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário