sábado, 5 de setembro de 2009



Logo após terminar o colegial tive que tomar uma decisão: Qual curso fazer. O mais sensato seria cursar Administração, pois, está ligado ao que eu trabalho. Enfim, optei por Pedagogia, um curso de humanas pensando numa futura transferência para Psicologia. Mas, o tempo foi passando e a tão sonhada transferência de curso não aconteceu. Apesar de algumas desilusões com o curso, graças a Deus tomei gosto pelo que estudo, e não vejo a hora de realmente ingressar na profissão, pois a única experiência que tenho de sala de aula é a do estágio em educação infantil, aliás, foi muito importante, pois, foi o meu laboratório, onde pude perceber as reais dificuldades que o professor enfrenta. Apesar do pouco tempo vivenciei na prática o que na teoria não percebia.
Em conversas com colegas que trabalham na área pude perceber que a educação é algo fascinante, tem as suas falhas, porém quando se trabalha com amor e dedicação é gratificante. Espero que a disciplina também possa contribuir para a minha formação acadêmica, de modo que a aprendizagem possa ser significativa.
Durante todo o meu percurso na escola e universidade pude conviver com professores de todo tipo, descomprometidos, bons excelentes e tantos outros, entretanto prefiro comentar dos que contribuíram para a construção do meu conhecimento.
A cada aula dada, a cada disciplina estudada pude crescer um pouco mais, pois, não saía das aulas da mesma forma que entrava. Através dos conteúdos, das discussões, seminários, comentários, experiências dos colegas e de grandes professores, tudo favoreceu para que eu me tornasse a cada dia profissional. Então valeu a pena o esforço, a exaustão, feriados e finais de semanas sacrificados, noites mal dormidas, a sensação de que não ia dá conta de concluir o trabalho pela falta de tempo. E vai valer muito mais quando concluir o curso, e sentir a sensação de mais uma etapa vencida e almejando galgar tantas outras.
Aos colegas deixo um conselho: o papel do professor não se limita a transmissor de conteúdo, mas, oferecer condições para que o aluno aja sobre o ambiente, descobrindo relações entre os elementos que o compõe, pois, ensinar é planejar, diagnosticar, promover, desafiar, orientar, discutir, avaliar, acompanhar e muito mais.
Gostaria de aproveitar a oportunidade e agradecer a todos que de forma direta ou indireta contribuíram para a concretização de mais uma conquista, muito obrigada a todos os professores pelos ensinamentos, escolas pelas quais passei amigos, colegas da faculdade e do trabalho, minha irmã por me aturar sempre, meu noivo pelo companheirismo, meu pai e minha mãe pelo amor incondicional e ao meu grande Deus sem o qual não seria possível ter conseguido chegar aonde cheguei.

2 comentários:

  1. Milena, apesar de sermos amigas há quase oito semestres e agora lendo o seu blog, posso dizer que você é uma pessa muito batalhadora e merece tudo de bom. que Jesus te abençoe nessa nova caminhada. Beijos!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Milena,

    Ao ler a sua história fico a pensar que passamos quatro anos convivendo juntas e nunca paramos para falar sobre as nossas histórias e todas essas reflexões sobre o curso de Pedagogia. Agora vejo a importância dessa proposta do blog do estágio, que é interagir, dialogar, nos conhecermos melhor, refletir sobre a prática etc. Que bom que estamos tendo essa oportunidade!!
    Desejo muito sucesso para você!!
    Beijos
    Lety

    ResponderExcluir