No dia 14 de outubro dei início ao segundo estágio do curso de Pedagogia, sendo agora no Ensino Fundamental I. O estágio foi realizado no CAIC, onde passamos cerca de vinte dias. Fomos todas bem recebidas por todos da instituição, pelo fato de ter ganhado o bebê a professora que nos ajudou no momento em que fomos observar teve que se afastar, entretanto, fomos bem acolhidas pela nova regente da sala. Sendo o estágio em dupla a ajuda da minha parceira foi primordial para que juntas pudéssemos desenvolver um bom trabalho.
O projeto de intervenção que fizemos nos proporcionou trabalhar com quatro tipologias: poemas, receitas, jogos e brincadeiras e músicas.
Na primeira semana fizemos uso dos poemas Um Bichinho Diferente, O Colar de Carolina e O Nascimento da Borboletinha. Na semana seguinte utilizamos as receitas de brigadeiro, vitamina de banana e massa de modelar. Já na terceira semana trabalhamos com jogos e brincadeira, preferimos colar as que eles conheciam como amarelinha bola de gude e passa anel. E na última semana realizamos as atividades voltadas para a música, foi bem interessante trabalhamos com A Foca, A Serpente e outras. Dentre todas as tipologias utilizadas a que a sala mais gostou foi música, então decidimos fazer o encerramento do estágio utilizando a música de Toquinho e Vinicius de Moraes “Aquarela”. Logo após termos explorado a música, fizemos uma atividade maravilhosa, pedimos que cada aluno expusesse numa tela o que havia mais gostado da canção. Saiu cada desenho lindo sol, barco, castelo, luva, céu e tantos outros. E dentro dessa proposta fizemos a culminância do estágio.
Um dos dilemas encontrados foi motivo da sala ser heterogênea, contento alunos de vários níveis, isso realmente foi desafiador, pois, tivemos que a todo instante procurar estratégias que suprisse essa diferença. E outro conflito foi a indisciplina de alguns alunos comprometendo a atenção do grupo.
Em suma diante de todos os dilemas, conflitos e dificuldades tivemos momentos bons, de experiências significativas que só vieram a acrescentar em nossa caminhada. O estágio foi só o início de muitas escolas e alunos cada um dentro da sua diversidade e complexidade que iremos ter que enfrentar e sair da melhor forma possível. Afinal de contas vida de educador cada dia é uma caixinha de surpresa, por isso é importante a formação continuada, a busca por informações, a reciclagem, a troca de experiências, para que estes problemas diários é comum em a qualquer instituição escolar possam ser resolvidos da melhor maneira.
Muito obrigado pelo artigo. Tem sido bastante difícil encontrar informações relevantes quando pesquisamos, mas o seu artigo, na verdade o blog, me ajudaram bastante.
ResponderExcluirCarla Santos
Meu último artigo é sobre sucos para baixar pressão alta.